As leituras e referências teóricas que embasaram o pensamento curatorial da 30ª Bienal de São Paulo — A iminência das poéticas (2012) estão compiladas nesta coleção de seis livros de pequeno formato com textos fundamentais para a curadoria e até agora inéditos em língua portuguesa. O COMBO | Coleção Bienal se resume aos seis livros acompanhados de cinco mini-pôsteres estilizados 15 X 9,5 cm, baseados nas capas da coleção.

A Coleção Bienal é constituída pelos seguintes títulos: Amores e outras imagens, de Filóstrato, o Velho; Os vínculos, de Giordano Bruno; o Primeiro tratado dedicado a Frontão, que abre a Réthorique spéculative, de Pascal Quignard; Ninfas, de Giorgio Agamben; A arte de birlibirloque e A decadência do analfabetismo, de José Bergamín.

A iminência das poéticas, tentou seguir ao pé da letra o programa contido em um fragmento de Frontão: não nos identificarmos com a linguagem em flor (os sistemas), nem com a linguagem silvestre (vernácula), mas com a linguagem in germine (germinativa), com a linguagem enquanto está vindo, enquanto é, ainda, iminente. Se falar imagens é um exercício sempre inconcluso, a razão talvez esteja na densidade natural do mundo e na resistência antifilosófica da voz: Frontão envia uma carta a Marco Aurélio na véspera de seu primeiro discurso diante do senado de Roma, no belo texto de Quignard. Não confunda nunca — repreende-o — a linguagem com seu voo.

Ficha técnica

Número de páginas
484
ISBN
9788577155217
Encadernação
Brochura
Dimensões
11.5 cm × 17.5 cm × 4.5 cm
Peso
0.436 kg
Ano de lançamento
2016

Compartilhe