Cultura pop japonesa

Sonia Bide Luyten

Este livros reúne artigos e depoimentos de diversos personagens importantes na história da divulgação dos quadrinhos no Brasil. O leitor encontrará abordagens de diferentes aspectos dessa arte narrativa: os quadrinhos como ferramente pedagógica, como indústria cultural, como campo de estudos acadêmicos, a história das iniciativas pioneiras, aspectos da tradução e das trocas culturais, quadrinhos como base de formação de novos leitores ou como veículo de divulgação da cultura japonesa.

Um dos últimos fenômenos de massa dos últimos tempos, os mangás, quadrinhos japoneses, são a base de uma indústria que inclui revistas, livros, filmes, brinquedos, videogames e outros subprodutos. Eles mostraram ao mundo a aos próprios japoneses uma imagem do Japão e a excelência oriental na manipulação de um veículo, marcadamente ocidental, em favor da expressão peculiar e renovadora.

Os mangás já são um volumoso capítulo na história dos quadrinhos e da comunicação de massa no século XX. No Brasil, muito recentemente, os adultos descobriram o que as crianças já consumiam em doses consideráveis, em revistas como Pokémon e Dragon Ball Z.

Ficha técnica

Número de páginas
144
ISBN
9788587328892
Encadernação
Brochura
Peso
0.282 kg
Ano de lançamento
2005

Compartilhe