O médico e o monstro

Robert Louis Stevenson

O médico e o monstro é um dos maiores clássicos do terror psicológico, marcado pelo cientificismo da época vitoriana. O respeitado médico escocês, dr. Jekyll, faz pesquisas para entender os impulsos e os sentimentos humanos mais profundos, a acaba por criar uma droga que libera seus aspectos mais primitivos, o “animal” adormecido sob a capa do homem civilizado: no seu caso, ele assume a forma de mr. Hyde (do verbo hide, esconder, ocultar; mr. Hyde é a “versão oculta” do bom dr. Jekyll). 

Se Jekyll é um médico educado e dedicado a pesquisas que visam o bem-estar geral através do conhecimento, a “monstruosidade” de Hyde está, essencialmente, em sua entregra aos prazeres e à luxúria como um fim em si, por quaisquer meios, incluindo a força física.

O livro influenciou a literatura assim como a cultura pop. Além de inúmeras adaptações para vários meios, como o cinema, é o modelo para personagens de quadrinhos, como o Hulk, a versão furiosa do dr. Banner. Por outro lado, segue uma tradição de ficção psicológica e tecnicista moderna, cujo modelo orginal é o Frankenstein de Mary Shelley.

Ficha técnica

Número de páginas
114
ISBN
9788577152728
Encadernação
Brochura
Peso
0.155 kg
Ano de lançamento
2012

Compartilhe